Macaé é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado a 180 quilômetros a nordeste da capital do Estado. Sua população é de 261.501 habitantes em 2020. Possui uma área total de 1 215,904 km². É conhecida como a Capital Nacional do Petróleo. Wikipédia
O Brasil, país de dimensões continentais, ainda é pouco conhecido e explorado por nós brasileiros. Cada vez mais as pessoas procuram viajar e conhecer países estrangeiros ou pontos turísticos brasileiros já consagrados. Pensando neste aspecto, nossa eletiva pretende proporcionar a oportunidade de viajar sem sair de casa e descobrir a cada aula novas paisagens, costumes, culturas, curiosidades e tradições nacionais. Valorizando toda a riqueza e diversidade que temos por aqui.
sexta-feira, 28 de maio de 2021
cidade: MACAÉ
terça-feira, 25 de maio de 2021
Historia de Diamantina
Historia de diamantina
Antes da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI (os primeiros relatos dão conta de expedições que subiram o Rio Jequitinhonha e São Francisco), Diamantina, como toda a região do atual estado de Minas Gerais, era ocupada por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê.[10]
Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio. A localidade teve forte crescimento quando da descoberta dos Diamantes em 1729. Em fins do século XVIII era a terceira maior povoação da Capitania Geral da Minas, atrás da capital Vila Rica, hoje Ouro Preto, e com população semelhante à da próspera São João del-Rei. No século XVIII cresceu devido à grande produção local de diamantes, que eram explorados pela coroa portuguesa. Foi conhecida inicialmente como Arraial do Tejuco (ou Tijuco) (do tupi tyîuka, "água podre"[11]), Tejuco e Ybyty'ro'y (palavra tupi que significa "montanha fria", pela junção de ybytyra ("montanha") e ro'y ("frio").[12] Durante o século XVIII, a cidade ficou famosa por ter abrigado Chica da Silva, escrava alforriada que era esposa do homem mais rico do Brasil Colonial, João Fernandes de Oliveira[12]
Diamantina representou a maior lavra de diamantes do mundo ocidental no Século XVIII, e durante nove anos, a Coroa Portuguesa não tomou conhecimento da descoberta de diamantes na região, o que foi feito pelo governador da Capitania, em 1729, o então D. Lourenço de Almeida.
A resposta de Portugal foi impor todo controle sobre as regiões diamantíferas das Minas Gerais. Em 1734, foi criada a Intendência de Diamantes, cujo regime era totalmente controlador e autoritário.
O monopólio da Coroa Portuguesa sobre as jazidas diamantíferas durou até 1845.[13]
Diamantina emancipou-se do município do Serro somente em 1831,[14] passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. A demora se devia à necessidade de maior controle local pelas autoridades coloniais visto que já em meados do século XVIII a população era maior que a da Vila do Príncipe do Serro Frio, cabeça da comarca. A vida em Diamantina no final do século XIX foi retratada por Alice Brant no seu livro Minha Vida de Menina, que se tornou um marco da literatura brasileira após ter sido redescoberto por Elizabeth Bishop.
Em 1938, Diamantina comemorou seus cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o título de "patrimônio histórico nacional". E, no ano de 1999, foi elevada à categoria de "patrimônio da humanidade" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.[15]
aluna: Gabrielly Milanelo Pinto fonte : wikipedia
sexta-feira, 21 de maio de 2021
ALGUNS PRATOS TIPICOS DE MINAS GERAIS.
Pratos típicos de minas gerais
1- Frango com Quiabo.
Considerado a paixão dos mineiros, o frango com quiabo é um prato de origem africana e portuguesa, mas chegou na mesa brasileira por influência dos índios. Na receita mineira, o frango é cozido com especiarias, cheiro verde picadinho e quiabos servido com angú de fubá. A combinação é tão gostosa que conquistou diversos apreciadores no mundo a fora.
modo de preparo:
Ingredientes
Historia da cidade de Carrancas.
Carrancas. MG.
Apesar de grandes rivais na disputa pelas terras e pelo ouro, juntos se instalaram nas terras onde hoje está situado o município de Carrancas. Empolgados com o potencial fértil de suas terras e com a possibilidade de encontrar ouro em grande quantidade, decidiram conquistar o local iniciando um povoado com suas famílias, escravos e amigos. Em 1721 foi edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição ficando então conhecido o lugar como Nossa Senhora do Rio Grande.
Pouco a pouco o povoado ia crescendo com os paulistas e portugueses que chegavam interessados pelo ouro e pela agricultura que também se desenvolvia. Outro fator determinante para o seu crescimento, foi a elevação à freguesia em 1736 que aumentou bastante o número de habitantes do lugar.
As escavações feitas pelos novos garimpeiros na serra mais próxima do lugar associadas a duas grandes rochas lá existentes, formavam para quem as via de longe, fisionomias semelhantes às de duas caras, por isso o nome de Carrancas. De lá para cá, muitos outros nomes surgiram, como, Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, Carrancas de baixo, Carrancas de Cá e finalmente Carrancas. Por ironia, propriamente no município não fora encontrado ouro em quantidade economicamente viável mas sim na região bem próxima onde hoje estão localizados os municípios de São João del Rey , Tiradentes e Lavras.
A febre do ouro passou e desde então Carrancas descansa em suas belas serras e cachoeiras deixando a tranqüilidade tomar conta de todos aqueles que a procuram em busca de paz, aventura e equilíbrio. Hoje, a cidade é considerada a TERRA DAS CACHOEIRAS. Sua beleza natural atrai visitantes de todo o país e do exterior.
Pudera, além das trilhas, das quedas d’água e da vegetação abundante, Carrancas tem ainda a hospitalidade de sua gente, que se traduz em pousos variados, de pequenas pousadas a hotéis-fazenda que propiciam ao visitante a verdadeira vida do interior, com direito a ordenha e passeios a cavalo.
Uma das mais importantes fontes de renda do município é a pecuária de corte e de leite, juntamente com a produção de cachaça, café, cana, eucalipto, milho, queijo, mandioca, feijão, arroz e artesanato.
Outro ponto forte é a religiosidade: a fé do povo de Carrancas chama atenção, tanto que o carnaval de festa na cidade acontece duas semanas antes do oficial, o chamado CARNAVAL ANTECIPADO. Depois, enquanto o Brasil inteiro cai na folia, os homens de Carrancas se reúnem em retiro espiritual e a cidade é entregue à paz de quem procura descanso.
Carrancas reúne, em um só lugar, tudo que o amante da natureza e da história de nossa gente pode querer, um lugar bucólico, em que o antigo e novo se misturam, emoldurados por mais de 110 atrações naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras. A cada trilha, uma paisagem nova deságua aos olhos dos turistas que são sempre bem recebidos pelos moradores.
A mesa sempre farta é apenas uma desculpa para o que o carranquense mais gosta de fazer, prosear, seja nos bares, nas ruas, nos próprios atrativos naturais ou em uma das 25 pousadas, hotéis e fazendas que servem de pouso para os visitantes. Carrancas atrai pela religiosidade, pela simplicidade e pela fartura de verde e o som das águas, que está em todos os lugares. Uma terra cheia de cultura popular e belezas naturais.
link da postagem👇♡
https://www.carrancas.com.br/historia/#:~:text=A%20cidade%20foi%20fundada%20em,moradia%20e%20criaram%20um%20povoado.&text=Apesar%20de%20grandes%20rivais%20na,situado%20o%20munic%C3%ADpio%20de%20Carrancas.
ALGUMAS IMAGENS DE CARRANCAS.
link da postagem👇♡
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.conhecaminas.com%2F2017%2F02%2Fconheca-carrancas-4-maravilha-de-minas.html&psig=AOvVaw1UqZ9ne5BqBTnOcj_t14z5&ust=1621688965567000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCIjD3LHs2vACFQAAAAAdAAAAABAt
AS MELHORES ATRAÇÕES PARA VISITAR EM CARRANCAS:
- Cachoeira da Esmeralda
- Poço do Coração
- Cachoeira do Salomão
- Cachoeira do Moinho
- Centro Histórico de Carrancas.
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Mato grosso
Mato Grosso, um grande estado no centro-oeste brasileiro, é coberto na maioria pela floresta tropical amazónica, as zonas húmidas e as planícies da savana. A capital, Cuiabá, é um centro de viagens que remonta à corrida ao ouro do século XVIII. Nas proximidades, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui áreas de caminhada com penhascos em arenito, quedas de água e cavernas. As extensas zonas húmidas do Pantanal albergam diversas espécies selvagens, incluindo araras, caimões e jaguares.
FONTE:google.com/search?q=mato+grosso&source=lmns&bih=625&biw=1366&rlz=1C1AVFB_pt-BRBR954BR954&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiQloqevtjwAhV0DdQKHWSKC8IQ_AUoAHoECAEQAA
terça-feira, 18 de maio de 2021
Pontos Turisticos de Santa Catarina
Pontos turísticos em Santa Catarina: para famílias
Ao planejar uma viagem em família é preciso pensar em um roteiro que agrade a todos, especialmente se houver crianças. Se este é o seu caso, dá uma olhada nessa lista que preparamos com lugares para conhecer em Santa Catarina em família.
Vale ressaltar que eles são diversão garantida não apenas para crianças, mas para todas as idades!
- Beto Carrero World – Penha
Em primeiro lugar, o Beto Carrero World é um dos pontos turísticos Santa Catarina que agrada a todas as idades. Localizado na cidade de Penha, a cerca de 117km da capital Florianópolis, ele é considerado o maior parque temático da América Latina. Sensacional, né?
Por certo a estrutura do parque é incrível! Além dos brinquedos para todas as idades e para todos os “níveis de coragem”, o local também oferece vários shows temáticos e um zoológico. No entanto, vale lembrar que alguns shows são pagos à parte.
Minha sugestão é que você separe pelo menos 2 dias para conhecer o parque com mais tranquilidade e, se for durante a alta temporada, opte pelo chamado fura fila.
Informações úteis para a sua visita ao Beto Carrero World
O passaporte individual para 1 dia de acesso custa R$99 para crianças a partir de 5 anos, mas no site você consegue conferir o preço de combos.
Horário de funcionamento é de 9h às 18h. Não esqueça de consultar o calendário no site para ver se o parque estará aberto.
- Unipraias – Balneário Camboriú
- Zoológico – Pomerode
- Esquibunda na Praia da Joaquina – Florianópolis
- Pedra do Urubu – Guarda do Embaú
- Ilha do Campeche – Floripa
- Dunas do Siriú – Garopaba
- Praia do Rosa – Imbituba
- Mirante Eco 360º – Bombinhas
- Morro dos Conventos – Araranguá
- Serra do Rio do Rastro – Lauro Müller
- Cascata do Avencal – Urubici
- Cânion das Laranjeiras – Bom Jardim da Serra
- Vinícola Villa Francioni – São Joaquim
- Vila Germânica – Blumenau
- Maria Fumaça – Apiúna
- Rota do Enxaimel – Pomerode
- Castelo Mondini – Ascurra
- Ferrovia das bromélias – Ibirama
- Cavernas de Botuverá
- O passeio guiado dura cerca de 45 minutos e só podem entrar 15 pessoas por vez na caverna.
- O ingresso no parque custa R$25 para adultos, mas crianças e estudantes pagam meia.
- Não se esqueça de ir com tênis e roupas confortáveis.
Conhecida como a cidade que não dorme, em Camboriú encontramos um dos principais pontos turísticos do litoral catarinense, o Parque Unipraias, que liga a orla de Balneário à Praia das Laranjeiras.
O teleférico que liga os dois pontos possui 3.250m de comprimento e é dividido em três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras. O mais legal é que em cada estação você encontra outras atividades, como o Youhooo (uma mistura de trenó com montanha russa radical), o Zip Rider (tirolesa), além de mirantes e outras atrações para toda a família.
Informações úteis para a sua visita ao Unipraias
O ingresso para o bondinho que dá acesso ao parque custa R$46 para adultos. Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 pagam meia. Algumas atrações são cobradas à parte, mas você pode conferir preços e já comprar seus ingressos no site do parque.

Localizado na simpática Pomerode, o zoológico de Pomerode é o mais antigo do Sul do Brasil e não pode faltar na sua lista de principais pontos turísticos de Santa Catarina. O lugar é muito agradável e as crianças vão amar ver todos os animais tão de perto!
O zoo possui mais de 255 espécies, totalizando mais de 1.000 animais, incluindo as ameaçadas de extinção. E o mais interessante é que ele promove um trabalho bem sério de educação ambiental, procurando incentivar o respeito pela natureza nas crianças e também nos adultos.
Informações úteis para a sua visita ao Zoológico
O ingresso custa R$36 para o adulto,. Já crianças entre 4 e 14 anos pagam meia.
Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 18h (no verão o horário se estende até às 19h).
Com toda certeza Florianópolis abriga vários dos mais importantes pontos turísticos de Santa Catarina. Suas praias são sinônimo de muita diversão para toda a família. Vale um destaque para a Praia da Joaquina, que possui uma atividade que eu tenho certeza que você e sua família vão adorar!
A Praia da Joaquina é uma das melhores praias de Florianópolis e nela você pode praticar diversos esportes. Em suas dunas você ainda pode se aventurar no divertido esquibunda.
Ao longo da subida você pode alugar o “tapete” para descer e chegar na base é pura diversão! A descida é super rápida e tem aquele toque de adrenalina muito legal. Sem dúvida vão sobrar gargalhadas no final do passeio!

Pontos turísticos em Santa Catarina: litoral
Agora vamos passear pelo litoral do estado? Se você curte praias, separe ao menos 2 semanas para fazer um roteiro pelas praias de Santa Catarina. Até porque, se você olhar os pontos turísticos de SC em um mapa, você verá que muitos deles se encontram no litoral.
Listo abaixo os lugares que considero imperdíveis no litoral catarinense e se você quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso post sobre as melhores praias de Santa Catarina.
A apenas 50km de Floripa, a Guarda do Embaú tem um dos principais pontos turísticos do litoral catarinense: a Pedra do Urubu. Esse mirante possui uma das paisagens mais bonitas que eu já vi.
Para se chegar até lá você deve percorrer uma trilha considerada fácil – são apenas 30 minutos de subida íngreme. Chegando ao topo você terá uma vista panorâmica de tirar o fôlego, onde será possível ver o encontro do Rio Madre com o mar, a Prainha e, mais ao longe, Garopaba.
Lembre-se de colocar roupas e calçados confortáveis para a trilha, pois o destino final faz cada passo valer a pena!
Seguindo nossa lista dos melhores pontos turísticos de Santa Catarina, a Ilha do Campeche não pode faltar no seu roteiro! Isso vale principalmente para quem gosta de praias de águas calmas e transparentes – assim como eu!
Para chegar até a ilha você deve tomar um barco que sai da Praia do Campeche. Recomendo separar um dia inteiro para conhecer a ilha e fazer valer os R$150 da travessia de barco.
Vale ressaltar que além do mar paradisíaco, a Ilha do Campeche é um verdadeiro sítio arqueológico e possui diversas inscrições rupestres que datam de 3.500 a.C!
Além disso, se você é um amante do ecoturismo no Brasil, vai adorar as trilhas. Elas são monitoradas pelo IPHAN (a ilha foi tombada pelo patrimônio histórico em 2000) e custam entre R$10 e R$35 por pessoa.
Localizadas a cerca de 9km do centro de Garopaba (SC), as Dunas do Siriú estão dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e, além do visual deslumbrante, elas são perfeitas para praticar sandboard (uma espécie de surfe na areia).
As dunas chegam a ter até 40m de altura e possuem diferentes inclinações, o que torna a prática do sandboard ainda mais radical! Além disso, você pode aproveitar e curtir a praia, ou mesmo degustar pratos deliciosos de frutos do mar nos restaurantes que existem por lá
Certamente a Praia do Rosa é um dos meus xodós e um dos pontos turísticos do litoral catarinense mais bonitos que eu visitei. Eleita em 2015 pelo jornal britânico, The Guardian, como uma das 10 melhores praias do mundo que você nunca ouviu falar, a Praia do Rosa é um verdadeiro paraíso na terra!
Com areias claras e águas calmas, a Praia do Rosa é o encontro perfeito da mata com o mar e é o destino perfeito para casais apaixonados. E o melhor de tudo é que ela conta com uma ótima infraestrutura turística, então você pode se hospedar por lá mesmo e ainda aproveitar os quiosques e restaurantes da orla. Confira nossa seleção de pousadas na Praia do Rosa.
Outra opção para quem gosta de belas paisagens é visitar o Mirante Eco 360º em Bombinhas. Para ir até o topo você deve comprar o ingresso que custa apenas R$10 e em seguida subir a trilha que dura cerca de 15 minutos. Ela possui médio grau de baixo, mas pode ser que em alguns pontos você precise se apoiar nas pedras.
Lá do alto a vista é INCRÍVEL! É possível ver a praia do Canto Grande, de Zimbros, Mariscal, do Cardoso e o Morro do Macaco. Além disso, lá você encontra uma tirolesa, mas ela só funciona aos finais de semana durante a alta temporada. Se você for nessa época não deixe de fazer!
Para fechar com chave de ouro os pontos turísticos de Santa Catarina no litoral, eu não poderia deixar o Morro dos Conventos de fora. Seus paredões rochosos com mais de 80m de altura parecem ter sido esculpidos à mão.
Do alto do morro você tem uma vista incrível, que contempla o mar, o rio e as dunas. E para os mais aventureiros podem se jogar nos esportes radicais, como o rapel, escalada e o voo livre.
Curiosidade: acredita-se que o lugar abrigou um convento jesuíta, por isso o nome.
Pontos turísticos em Santa Catarina: serra
Saindo do litoral e indo em direção ao friozinho da serra catarinense, você terá acesso a diversas paisagens de perder o fôlego. De estradas cenográficas aos belíssimos cânions, vem comigo conhecer os principais pontos turísticos de Santa Catarina na serra!
Observar a vista do topo da Serra do Rio do Rastro foi uma das experiências mais legais que eu tive em Santa Catarina. Além do visual deslumbrante que a serra tem, você certamente ficará impressionado com o contorno da estrada na encosta da serra. Não deixe de subir ou descer a serra! Dá um friozinho na barriga, mas vela muito a pena.
Os 35km da estrada ligam as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Percorrê-la é como andar em uma montanha russa, afinal de contas são 284 curvas ao longo de todo o trajeto! É claro que a cereja do bolo é o mirante a 700m de altitude, que ao pôr do sol fica ainda mais bonito.

Em seguida, não poderia faltar na nossa lista de pontos turísticos de Santa Catarina a bela Cascata do Avencal, localizada na cidade de Urubici. Com 100m de queda, essa cachoeira é uma das principais atrações na serra catarinense.
Existem dois pontos de observação na parte superior e um na parte inferior. No entanto, não importa de onde se olhe, o visual da água caindo pelos paredões rochosos é incrível. Já para os corajosos, há o mirante de vidro e a tirolesa que passa por cima do penhasco e é muito radical!

A cerca de 15km da cidade de Bom Jardim da Serra, o Cânion das Laranjeiras é o destino perfeito para os amantes do ecoturismo. O nome do lugar vem das muitas árvores de laranjeiras que se encontram pela mata.
Com diversos penhascos e cachoeiras você pode se aventurar pela trilha que tem distância total de 10km. No entanto, recomendamos que você contrate um guia especializado para percorrer a trilha e aproveitar melhor o passeio.

Gosta de apreciar um bom vinho? Pois eu adoro e durante minha viagem à Santa Catarina conheci a vinícola Villa Francioni e me encantei pelo sabor do vinho produzido lá. A Villa Francioni é a maior vinícola do Estado e possui muita história e tradição.
Localizada em São Joaquim, para fazer a visitação à vinícola é preciso que você reserve no site com antecedência. São duas opções de roteiro: o primeiro deles inclui uma visita pela propriedade e a degustação de 4 tipos de vinho (custa R$40); já o segundo inclui degustação na cave de vinhos premium e custa R$100, porém só acontece uma vez ao dia.
Pontos turísticos em Santa Catarina: Vale Europeu
E se você pensa que Santa Catarina se resume apenas a praias e serra, vem com a gente descobrir as belezas do interior do estado. Esse charmoso circuito turístico passa por cidades como Blumenau e Pomerode e é realmente um pedacinho da Europa no Brasil!
Prepare-se para um mergulho na cultura germânica e italiana dessa região do país, pois aqui você encontrará diversos exemplares da arquitetura em estilo enxaimel, festas tradicionais e muita comida boa.
Lar da tradicional Oktoberfest (a maior fora da Alemanha), a Vila Germânica é um verdadeiro complexo de entretenimento com mais de 30 mil metros quadrados. Localizada em Blumenau, a vila possui casinhas super charmosas em estilo enxaimel que nos transportam diretamente para a Europa!
Além da Oktoberfest, outros eventos importantes ocorrem lá, como o Festival Brasileiro da Cerveja, o Sommerfest, a Vila de Páscoa e a Magia de Natal. No entanto, é possível visitar a vila mesmo sem eventos, pois lá você encontra lojas, bares e restaurantes.
Para planejar a sua viagem, confira este post completo sobre o que fazer em Blumenau e veja nossa seleção de pousadas no post sobre onde ficar em Blumenau.

Se você quer ter a sensação gostosa de voltar no tempo, não deixe de fazer o passeio de Maria Fumaça em Apiúna. Sem dúvidas, é um passeio muito gostoso e ótimo para toda a família.
Ele acontece uma vez por mês e tem duração de 45 minutos. A primeira saída ocorre às 10h e a cada hora, sendo a última às 15h. O ingresso custa R$35 e você deve comprá-lo com antecedência.
Definitivamente eu sou suspeita para falar de Pomerode, pois adoro esse lugar. E a Rota do Enxaimel é um dos pontos turísticos de Santa Catarina no inverno que eu super indico para quem visita a região nesta época do ano.
A cidade mais alemã do Brasil possui a maior concentração de casas em estilo enxaimel fora da Alemanha e uma é mais bonita do que a outra. A rota fica na zona rural e é composta de cerca de 250 casas. Inclusive você pode conhecer o interior de algumas delas.
Os colonos, como são chamados os moradores do local, são muito receptivos e vão te contar tudo sobre a história e as tradições da região. E é claro que você não poderá sair de lá sem tomar um chimarrão bem quente!

Colonizada por italianos, Ascurra é uma pequena e simpática cidade localizada no Vale Europeu. Um dos principais atrativos da cidade é o Castelo Mondini, que possui uma vinícola própria.
Os donos estão sempre prontos para receber convidados de braços abertos, como se você fosse da família, e a degustação de vinhos é maravilhosa! O lugar por si só é incrível, em meio a muito verde e com uma atmosfera muito charmosa e aconchegante.
Um dos pontos turísticos de Santa Catarina ainda pouco conhecidos pelos turistas e que vale a pena inserir no seu roteiro é a Ferrovia das Bromélias, especialmente se você curtir passeios em meio a natureza.
Ela liga a cidade de Ibirama até Lontras e hoje em dia você pode percorrer o trajeto a pé por onde antes passava a linha férrea. Ao longo de 15km você verá cachoeiras e paisagens belíssimas! Dica: é bom contratar um guia local, pois em alguns trechos a mata é bem fechada.

Por fim, um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina no Vale Europeu são as Cavernas de Botuverá, que possuem impressionantes 1.200m de extensão. Ela é a maior e mais ornamentada caverna do sul do Brasil e seu interior é de tirar o fôlego! Seus salões podem chegar a 20m de altura e possuem diversas formações rochosas, como estalactites construída ao longo de muitos e muitos anos.
Informações úteis para você planejar sua visita às Cavernas de Botuverá
CHUÍ
CHUÍ Gentílico: chuiense Histórico Chuí - Breve Histórico Na fronteira com o Uruguai, na margem esquerda do Arroio Chuí, está localizada ...
 
- 
Chico Mendes Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, reconhecido...
- 
OIAPOQUE O município de Oiapoque está situado no extremo norte do Amapá, a 590 quilômetros da capital, Macapá e foi criado pela Lei 7.578,...
- 
INGREDIENTES 1/2 pacotinho de milharina 1 pitada de sal 50 g de coco ralado 1/2 xícara de água 1/2 xícara de leite de coco MODO DE PREPARO...

 


 
 
