segunda-feira, 28 de junho de 2021

PERNAMBUCO - REGIÃO NORDESTE

Receita da tapioca

 

INGREDIENTES

1 pacote (500 g) de polvilho doce

1 colher de café de sal

300 ml de água

 

RECHEIO

sua preferência

 

MODO DE PREPARO

1Colocar o polvilho em uma vasilha e aos poucos acrescentar os 300 ml de água.

 

2Misture com as mãos.

 

3Peneirar o polvilho já molhado, em porções pequenas, ou seja, aos poucos.

 

4Depois de peneirado, aquecer uma frigideira com teflon.

 

5Colocar a massa de polvilho já peneirada, o suficiente para cobrir a frigideira, fazendo uma massa em forma de círculo bem fina, como se fosse panqueca.

 

6Deixar por alguns minutos, até que solte da frigideira, e virar para o outro lado como se fosse omelete.

 

7Após alguns minutos, está pronta para rechear conforme o seu gosto.

 

PESQUISA REALIZADA PELO ALUNO DIEGO ANTONIO 8°B

EM SITES






 

Belo Horizonte (BH)

 

Belo Horizonte (BH)

 

Quem procura destinos de viagem para maior contato com natureza e um bom banho de cachoeira nas férias não pode deixar de considerar as montanhas de Belo Horizonte Com milhares de quedas de água catalogadas, abriga riquezas

naturais nas mais diversas regiões. Independentemente do roteiro e do tempo disponível, há opções que se encaixam em variadas propostas de passeio. Vale lembrar que deve se ter o cuidado de optar pelo passeio em temporada de tempo firme, sem previsão de chuvas.

 

Como Mineirão



 Capela Curial



 

Entre os pratos maravilhosos

 

 Tutu

Bambá de couve

Feijão tropeiro

Ora-pro-nobis

 Frango ao molho pardo

 Leitão a pururuca

 Vaca atolada

 O famoso Pão de queijo

RECEITA do Tutu de feijão




INGREDIENTES

 

2 xícaras de feijão cozido

 

1 cebola pequena picada em cubinhos

 

100 g de bacon picado em cubinhos

 

3 dentes de alho picadinhos,

 

1 xícara de cheiro verde picado (opcional salsão)

 

1 gomo de linguiça calabreza cortada em rodelas

 

Farinha de mandioca crua

 

Orégano, sal e pimenta do reino a gosto

 

Óleo de milho ou soja

 

 

MODO DE PREPARO

 

1Fritar a cebola, o alho, o bacon e a lingüiça em uma frigideira grande.

 

2Junte o feijão, os temperos e o cheiro verde e por fim a farinha até dar o ponto desejado, mais cremoso ou mais sequinho.

 

3Sirva quente com arroz branco e bisteca de porco.

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

O tutu de feijão é um tradicional prato mineiro, muito delicioso e prático de fazer! Outro prato tão maravilhoso quanto, também de Minas Gerais e feito com feijão, é o feijão tropeiro


ALUNO: DIEGO ANTÔNO 8°B

PESQUISA RETIRADA DA INTERNET

Pontos turisticos do amazonas


CONHEÇA O DESLUMBRANTE AMAZONAS

Viajar ao Amazonas é conhecer a fundo as raizes brasileiras, região do país mais agraciada pela fauna e flora diversificada, com suas maras verdes e grandes rios.

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO AMAZONAS:

BUMBA MEU BOI EM PARINTINS: A festa folclórica mais popular do Brasil que celebra a lenda de um boi sagrado que é morto e ressuscitado pelos poderes mágicos dos tambores.

TEATRO AMAZONAS: A visita guiada ao Teatro Amazonas, um dos pontos turísticos de Manaus, é um passeio pelo período da “Bella Époque”.

ENCONTRO DAS ÁGUAS: O Encontro das Águas é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km.

PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS: Além de estimular a produção de conhecimento por meio da pesquisa científica e valorizar a conservação do bioma Amazônia com base em ações de educação ambiental e turismo sustentável.

CACHOEIRA DE IRACEMA: Situada dentro do Parque Ecológico Iracema Falls, é uma das atrações do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas.

MANAUARA SHOPPING: Homenageando a fauna, flora e cultura amazonense, O Manauara Shopping é decorado por grafismos inspirados na Floresta Amazônica.

fonte:http://numatur.com.br/especiais/viagem-amazonas/https://www.google.com/?&bih=627&biw=1326&client=opera&hs=RNg&hl=pt-BR

aluna:Nicolly Evilyn Neias de Freitas

terça-feira, 22 de junho de 2021

10 Pontos Turísticos do Pará


Pará, um estado no norte do Brasil, é onde se encontra o Parque Nacional da Amazônia. Protegendo uma extensa faixa da exuberante e densa Floresta Amazônica, o parque é lar de milhares de espécies da vida selvagem. Boa parte dela é alagada todos os anos, tornando o acesso a áreas distantes somente por barco. Próxima da desembocadura do Rio Amazonas está Belém, a capital do Pará. Ela é conhecida pela arquitetura colonial e pelo mercado Ver-o-Peso às margens do rio. ― Google
Área1.248.000 km²

População8,074 milhões (1 de jul. de 2014)

Clubes e equipesClube do RemoPaysandu Sport Club,







aluna: Gabrieli Batista de Oliveira

turma: 8 ano B

fonts: https://www.google.com/search?q=Par%C3%A1&tbm=isch&ved=2ahUKEwi-

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Quem foi Chico Mendes

 Chico Mendes

Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, reconhecido internacionalmente pela sua luta pela preservação da Floresta Amazônica.

Nascido em 15 de dezembro de 1944 e seringueiro desde criança, Chico Mendes só aprendeu a ler aos 20 anos, por conta da falta de escolas na região da floresta.

Em 1975, iniciou sua carreira como líder sindical, como secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. No ano seguinte, começou sua luta pacífica para impedir o desmatamento da floresta.

Ele também organizava ações em defesa da posse da terra pelos habitantes nativos. Depois, Chico Mendes ocupou diferentes cargos na área sindical e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

Ele tentou a carreira política, candidatando-se ao cargo de deputado estadual tanto em 1982 quanto em 1986, mas não conseguiu se eleger.

Em 1985, participou da criação do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e da luta pela preservação da floresta e pelo modo de vida dos povos que ali vivem – seringueiros, indígenas, castanheiros, pequenos pescadores, populações ribeirinhas - ganhou repercussão nacional e internacional.

Por conta de sua luta, algumas terras começam a ser desapropriadas, como o Seringal Cachoeira, de propriedade de Darly Alves da Silva. Com isso, agravam-se as ameaças de morte contra Chico Mendes. Apesar de o líder dos seringueiros avisar polícia e imprensa que poderia ser morto, inclusive citando nomes de quem o ameaçava, quase nada foi feito.

No dia 22 de dezembro de 1988, em Xapuri, no Acre, Chico Mendes foi assassinado com tiros disparados do fundo de sua casa, quando saía para tomar banho em uma dependência externa.

Em 15 de dezembro de 1990, a justiça brasileira condenou os fazendeiros Darly Alves da Silva e seu filho Darcy Alves Ferreira a 19 anos de prisão pelo crime. O terceiro acusado, Jardeis Pereira, não foi a julgamento, pois estava foragido. A sentença foi definida no mesmo dia em que Chico Mendes completaria 46 anos de idade. O julgamento foi destaque na imprensa nacional e internacional e contou com a presença de representantes políticos, sindicalistas e religiosos, além de um grande número de pessoas, na maioria seringueiros.

 








aluna: Gabrielly Milanelo

terça-feira, 15 de junho de 2021

Receita de cuscuz nordestino

 



INGREDIENTES

  • 1/2 pacotinho de milharina
  • 1 pitada de sal
  • 50 g de coco ralado
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de leite de coco

MODO DE PREPARO

  1. Misture todos os ingredientes secos em um recipiente.
  2. Acrescente a água e o leite de coco aos poucos, até formar uma farofa bem úmida.
  3. Deixe descansar por 5 minutos.
  4. Coloque na cuscuzeira sem amassar.
  5. Cozinhe por 15 minutos.
  6. Sirva quente com queijo coalho ou queijo mussarela em fatias.
  7. aluna:Nicolly Evilyn Neias de Freitas 8 ano B
  8. fontes:www.tudogostoso.com.br/receita/60050-cuscuz-nordestino.html  
  9. www.google.com/search?q=imagens+de+cuscuz+nordestino&rlz=1C1AVFB_pt-BRBR954BR954&sxsrf=ALeKk01dhLFw3yrnJv5XIMgX_IqAfOMyMA:1623763245581&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwivxM673ZnxAhVxGLkGHXtFBZsQ_AUoAXoECAEQAw#imgrc=KDNpGbq98zoJrM








segunda-feira, 7 de junho de 2021

Top 5 pontos turísticos no Rio Grande do Norte - Natal

 1°.  PARRACHOS DE MARACAJÁU



Os Parrachos de Maracajaú estão inseridos na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, estando localizado no município de Maxaranguape, há 60 quilômetros de Natal no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Wikipédia

 

 2º. DUNAS DE GENIPABU

 



O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental localizados no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Localiza-se a vinte quilômetros do Centro da capital do estado, Natal. Wikipédia


3°. PIPA


 A Praia de Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor. Wikipédia


4°. MANGUEZAL



Manguezal é um ecossistema costeiro que atua como berçário para diversas espécies e protetor contra as mudanças climáticas. O manguezal é um ecossistema típico de regiões tropicais e subtropicais, normalmente definidas como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre


5°. CAJUEIRO 



O cajueiro de Pirangi é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Wikipédia


Aluna: Sofia Medeiros Proença 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

10 pontos turisticos mais visitados de Olinda




aluna: Gabrieli Batista de Oliveira

turma: 8 ano B

FONTS: YOUTUBE

OLINDA

 Olinda é uma cidade colonial na costa nordeste do Brasil, perto da cidade do Recife. Fundada em 1535 pelos portugueses, foi construída em encostas íngremes e distingue-se pela arquitetura do século XVIII, com igrejas barrocas, conventos, mosteiros e casas de cores vivas. Originalmente um centro da indústria da cana-de-açúcar, é agora conhecida como uma colónia de artistas, com diversas galerias, oficinas e museus. ― Google

Área41.681 km²

População393.115 (2020)







aluna: Gabrieli Batista de Oliveira

turma: 8 ano B

FONTS: https://www.google.com/search?q=olinda&rlz=1C1GCEA_enBR906BR906&oq





 

 









CHUÍ

  CHUÍ Gentílico:  chuiense Histórico Chuí - Breve Histórico Na fronteira com o Uruguai, na margem esquerda do Arroio Chuí, está localizada ...